sexta-feira, 10 de setembro de 2010

III - MODELO DO ROTEIRO DA ATIVIDADE COMPLEMENTAR

ROTEIRO PARA UM PRÉ-PROJETO

Tema

1. Introdução

É a apresentação do tema. Deve contar como se chegou a este "questionamento" e porque e de onde ele surgiu. É a explicação do porquê a inquietação em questão existe.

2. Justificativa

A justificativa deve descrever o porquê se deseja pesquisar este tema

3. Metodologia e procedimentos

Este é o espaço para informar como se pretende realizar a pesquisa na prática. O primeiro item - Metodologia - refere-se a como será feita a obtenção dos dados necessários. Por exemplo: Um pesquisador em Educação que queira estudar "A aprendizagem de matemática por crianças que vivem em acampamentos de Sem-Terra" deverá explicitar como pretende recolher os dados de sua pesquisa. Pode ser que julgue necessário assistir as aulas ministradas em um acampamento; pode considerar necessário conversar com a professora que dá as aulas; ler o que já foi escrito sobre o assunto; etc. Tudo isso deverá ser descrito como Metodologia.

O segundo item - Procedimentos - deve explicar como se pretende recolher e reter estes dados obtidos. No exemplo usado acima: o pesquisador pode querer filmar as aulas, gravar as conversas, escrever um diário de pesquisa, etc.

4. Referenciais teóricos (Este é, geralmente, o ponto que apresenta maior dificuldade para os iniciantes em pesquisa e que será revisto e redirecionado no momento de se elaborar o projeto final)

Deve indicar como se pretende analisar os dados encontrados. Eles serão trabalhados à luz de qual autor, de qual linha de pensamento, de qual proposta de estudo? Deve-se ter referências de pensadores que já se dedicaram ao tema para se poder adicionar dados novos, rebater ou reforçar o que tinha sido defendido anteriormente.

5. Bibiografia

Devem ser listadas as referências bibliográficas utilizadas para escrever o pré-projeto

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Introdução
    A escolha do tema partiu de uma necessidade de inclusão de pessoas surdas ao meio social e consequentemente ao mercado de trabalho.
    Devido à falta de profissionais com conhecimento em libras, a sociedade conquistou o direito para que as pessoas com deficiência (surdos) fossem incluídas em projetos sociais e educacionais.
    Para garantir a comunicação e o entendimento a inclusão social das pessoas surdas, no mundo, onde vivemos com os mais modernos meios de comunicação. Encontramos pessoas que não se relacionam com o meio pelo motivo da falta de conhecimento e descriminação da população dos surdos como são chamados. No mundo encontramos pessoas com dificuldades auditivas ou de outra natureza.
    Os novos profissionais devem atuar em diferentes áreas, terão que saber libras e se fazer entender, para que ocorra uma inclusão plena dessas pessoas no meio a que ela vive.
    Justificativa
    Achamos o tema muito relevante. A língua sempre será uma barreira, mas o foco deve estar em todos aprenderem. Porque para os surdos, a linguagem oficial de sinais é o primeiro passo para a comunicação com o mundo.
    Metodologia
    • Faria uma aula de campo;
    • Visitando instituições que trabalhasse com deficientes auditivos;
    • Analisar a situação em que se encontram esses deficientes;
    • Saber quais suas reais dificuldades.
    Procedimentos
    • Visita a instituições;
    • Entrevista com os surdos e professores;
    • Filmagem das aulas com os alunos em sala;
    • Relatório.
    Bibliografia

    www.pucsp.br/ecurriculum/artigos_v_4_n_2_jun.../art8.pdf -

    Pedagogia 1 e 2 periodo
    EMANUELA PEIXOTO CORREIA
    MÉRCIA MARIA LIMA DOS SANTOS
    RUBIANA FERREIRA DA CUNHA
    TÂNIA MARIA LOPES DA SILVA

    ResponderExcluir
  4. PRÉ-PROJETO
    A ACESSIBILIDADE DO SURDO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
    INTRODUÇÃO
    Conforme dispõe o art. 24 do Decreto Lei 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que regulamentou a Lei 10.436/02 ( Lei de LIBRAS). A programação visual dos cursos de nível médio e superior, preferencialmente os de formação de professores, na modalidade de educação à distância, deve dispor de sistemas de acesso à informação como janela com tradutor e interprete de LIBRAS – LINGUA PORTUGUESA e SUBSTITULAÇÃO por meio do sistema de legenda oculta, de modo a reproduzir as mensagens veiculadas às pessoas surdas, de acordo com o Decreto 5.296 de 02 de dezembro de 2004
    JUSTIFICATIVA
    A partir da Lei e do Decreto de LIBRAS a oferta de educação bilíngüe passou a ser organizada pelos sistemas de ensino, como direito dos alunos surdos e estes desde então vem discutindo e lutando por sua participação efetiva na educação. Em favor desta luta foram criados cursos superiores de educação à distância de Pedagogia e Letras, que cada vez mais vem ganhando espaço nas universidades públicas e privadas possibilitando, assim, a democratização do ensino.
    METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS
    No desafio de oferecer uma educação de qualidade no que se refere à metodologia e procedimentos, pensamos que devem ser feitas as adaptações necessárias no curso para ouvintes com o objetivo de respeitar a forma de aprender do aluno surdo, esses cursos deverão ser realizados em LIBRAS com a presença de dois tutores bilíngües e um tutor juntamente como interprete nos encontros presenciais cabendo aos mesmos a mediação entre o professor da disciplina e o aluno em sua comunicação e discussão, acompanhamento e atuar como facilitadores para que os alunos surdos aprendam e busquem sua autonomia. Esses tutores auxiliaram na organização e planejamento dos estudos dos alunos por meio de estratégias visuais adequadas a eles e os ajudarão nas superações das dificuldades, a responder e esclarecer as possíveis dúvidas.
    As avaliações devem ser feitas em LIBRAS, gravadas e traduzidas pelo interprete inicialmente e posteriormente somente escritas, verificando a necessidade e o nível dos alunos. Os interpretes participarão também nos momentos de discussão sobre o curso, reuniões administrativas e pedagógicas. Participarão na produção de vídeos na versão LIBRAS como complemento; E em respeito às diferenças e com relevância a educação dos surdos incluírem estudos independentes: como a historia dos surdos, português instrumental, etc.; Propomos avaliação continua, gradativa e presencial baseando-se no acompanhamento e participação do aluno em todo processo.
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    • Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005
    • Decreto 5.296 de 02 de dezembro de 2004
    • www.dtil.unilat.org
    • www.based-p-h.info
    • www.portal.mec.gov.br
    • www.ultra.br/acessibilidade/funcinterprete.htn

    EQUIPE ELABORADORA DO PRE-PROJETO:
    Fabíola Guimarães
    Márcia Gorete Pessoa Barros
    Maria Amélia Bernardo
    Rosângela Cavalcante de oliveira
    2º período Pedagogia manhã

    ResponderExcluir