sexta-feira, 10 de setembro de 2010

II - REFERENCIA BÁSICA

Decreto-lei nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e i art, 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 23 de dez. 2005.
Disponível em http://www.mec.gov.br

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ensino da Lingua Portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC/SEESP, 2002.
Disponível em http://www.mec.gov.br

QUADROS, R. M. (org). Estudos surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006.
Capítulos 2, 3 e 7
Disponível em http://www.editora-arara-azul.com.br/EstudosSurdos.php

QUADROS, R. M.; PERLIN, G.(org). Estudos surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.
Disponível em http://www.editora-arara-azul.com.br/EstudosSurdos.php

4 comentários:

  1. Este pré- projeto destina-se a prepara e orientar os alunos
    das escolas regulares para a socialização e a comunicação
    adequada com os alunos surdos,com o intuito de favorecer
    o desenvolvimento e a integração dos educando no âmbito
    educacional, social e emocional.

    Pedagogia



    Faculdade da Cidade de Maceió – FACIMA









    Pré- Projeto




    Faculdade da Cidade de Maceió- FACIMA







    Pré- Projeto
    Aprendendo uma Nova Linguagem nas Escolas











    Maceió/AL
    Outubro de 2010

    FACIMA
    FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ
    PRÉ-PROJETO
    TEMA
    APRENDENDO UMA NOVA LINGUAGEM NAS ESCOLAS
    Público alvo: Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I
    Período de execução: Fevereiro a dezembro de 2011
    Responsáveis:
    • Cristiane Maria dos Santos Silva
    • Humberto dos Santos Lins
    • Lenira Ferreira de Moraes
    • Mariana dos Santos Torres
    • Sandileide Pereira de Lima
    Habilitação: Acadêmicos em Pedagogia






    Aprendendo uma Nova Linguagem nas Escolas

    Introdução:
    As crianças tem uma facilidade admirável de interagir com as outras pessoas, independentemente da modalidade de comunicação, e fazem isso muito bem brincando, momento em que as diferenças se somam e enriquecem a convivência. Ensinar o alfabeto em libras para garotada e estimular a aprendizagem desta língua com uma atividade lúdica e prazerosa. Dessa forma, terão a oportunidade de conhecer a língua dos sinais, permitindo a comunicação entre eles, quebrando as barreiras dos preconceitos e viabilizando uma escola mais solidária, fraterna e igualitária.
    Justificativa:
    O Pré-Projeto, procura atender um assunto muito atual: a surdez e a dificuldade da audição, ou seja, a inclusão de alunos surdos nas escolas regulares. Ainda que a escola não tenha uma criança surda, é importante trabalhar os canais alternativos de comunicação. Acreditamos que a escola tem um papel fundamental para a mudança de uma sociedade inclusiva. As crianças consideradas normais, que terão a oportunidade de estarem com crianças surdas, terão uma excelente chance de se tornarem adultos melhores do que somos, pois é na escola que aprendemos as primeiras regras de convivências em sociedade.
    Objetivos:
    Oferecer um ambiente prazeroso que estimule a alfabetização em libras de uma forma lúdica e prazerosa. Preparar a instituição para torna-se um ambiente inclusivo, possibilitando a exclusão do preconceito e para assim, desenvolver o respeito da pluralidade cultural das famílias híbridas. Reconhecer a diversidade existente entre os alunos de uma classe determinando que essas crianças recebam uma educação de acordo com as suas características, necessidades, uma vez que possibilite a aprendizagem para todos.




    Metodologia:
    Adaptar jogos pedagógicos com a linguagem em libras. Exemplos: bingo de libras, alfabeto móvel coma as duas versões, jogo de palavras, jogo da memória com o alfabeto em libras e letras bastões, figuras de diálogos que usamos no dia-a-dia e outros que serão criados de acordo com as necessidades que surgirem.
    Procedimentos:

    A aprendizagem da linguagem em libras será desenvolvida em uma aula uma vez por semana, mediada pelo docente, utilizando o alfabeto móvel para confeccionar crachás com o nome de cada aluno da turma, para ajudar na ficção do alfabeto utilizaremos o jogo da memória e o bingo de letras.

    (Referências Bibliográficas)

    Revista Projetos Escolares Educação Infantil/ Ano 2,Nº:2

    Disponível em http://WWW.mec.gov.br
    BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Ensino da Língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC/SEESP, 2002.

    Disponível em Http://www.mec.gov.br
    QUADROS, R. M. (org) Estudos Surdos I. Petrópolis, RJ:Arara Azul, 2006. Capítulo 2,3 e 7.
    Disponível em http://www.editora-arara-azul.com.br/ EstudosSurdos.php
    QUADROS,R.M.;PERLIN,G (org). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.
    Disponível em http://editora-arara-azul.com.br/EstudosSurdos.php

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  2. Tema:EDUCAÇÃO PARA SURDOS – UM NOVO JEITO DE EDUCAR



    INTRODUÇÃO



    A comunicação é a peça fundamental para uma pessoa adquirir sua aprendizagem em libras. Observa-se a riqueza do conhecimento contida na metodologia de aprendizado do surdo. O aluno com deficiência auditiva tem dificuldades de adaptação social, por isso cabe ao educador, desenvolver um trabalho educacional que garanta a inclusão do deficiente auditivo no meio escolar.



    JUSTIFICATIVA



    Acredita-se que alunos com deficiência auditiva possam diminuir suas dificuldades de aprendizagem, principalmente no que se refere a leitura e escrita. Aprimorando e ampliando seus conhecimentos, no estudo de línguas. Daí a grande importância do estudo de libras, para o desenvolvimento do educando.



    METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS



    O pré-projeto será apresentado através de seminários e palestras, estas serão ministradas, com os seguintes recursos:

    · Relatos de pessoas que aprimoraram a utilização da língua de libras;

    · Diálogo entre os participantes na linguagem de libras;

    · Entrevistas com pedagogos e professores surdos.

    As atividades propostas durante o pré projeto serão filmadas e fotografadas para seu registro, e também para futuras exposições. Haverá realização de oficinas em grupos, onde estes elaboraram cartazes expositivos das resoluções dos grupos.

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  3. PRÉ-PROJETO
    A ACESSIBILIDADE DO SURDO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
    INTRODUÇÃO
    Conforme dispõe o art. 24 do Decreto Lei 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que regulamentou a Lei 10.436/02 ( Lei de LIBRAS). A programação visual dos cursos de nível médio e superior, preferencialmente os de formação de professores, na modalidade de educação à distância, deve dispor de sistemas de acesso à informação como janela com tradutor e interprete de LIBRAS – LINGUA PORTUGUESA e SUBSTITULAÇÃO por meio do sistema de legenda oculta, de modo a reproduzir as mensagens veiculadas às pessoas surdas, de acordo com o Decreto 5.296 de 02 de dezembro de 2004
    JUSTIFICATIVA
    A partir da Lei e do Decreto de LIBRAS a oferta de educação bilíngüe passou a ser organizada pelos sistemas de ensino, como direito dos alunos surdos e estes desde então vem discutindo e lutando por sua participação efetiva na educação. Em favor desta luta foram criados cursos superiores de educação à distância de Pedagogia e Letras, que cada vez mais vem ganhando espaço nas universidades públicas e privadas possibilitando, assim, a democratização do ensino.
    METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS
    No desafio de oferecer uma educação de qualidade no que se refere à metodologia e procedimentos, pensamos que devem ser feitas as adaptações necessárias no curso para ouvintes com o objetivo de respeitar a forma de aprender do aluno surdo, esses cursos deverão ser realizados em LIBRAS com a presença de dois tutores bilíngües e um tutor juntamente como interprete nos encontros presenciais cabendo aos mesmos a mediação entre o professor da disciplina e o aluno em sua comunicação e discussão, acompanhamento e atuar como facilitadores para que os alunos surdos aprendam e busquem sua autonomia. Esses tutores auxiliaram na organização e planejamento dos estudos dos alunos por meio de estratégias visuais adequadas a eles e os ajudarão nas superações das dificuldades, a responder e esclarecer as possíveis dúvidas.
    As avaliações devem ser feitas em LIBRAS, gravadas e traduzidas pelo interprete inicialmente e posteriormente somente escritas, verificando a necessidade e o nível dos alunos. Os interpretes participarão também nos momentos de discussão sobre o curso, reuniões administrativas e pedagógicas. Participarão na produção de vídeos na versão LIBRAS como complemento; E em respeito às diferenças e com relevância a educação dos surdos incluírem estudos independentes: como a historia dos surdos, português instrumental, etc.; Propomos avaliação continua, gradativa e presencial baseando-se no acompanhamento e participação do aluno em todo processo.
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005
    Decreto 5.296 de 02 de dezembro de 2004
    www.dtil.unilat.org
    www.based-p-h.info
    www.portal.mec.gov.br
    www.ultra.br/acessibilidade/funcinterprete.htn

    EQUIPE ELABORADORA DO PRE-PROJETO:
    Fabíola Guimarães
    Márcia Gorete Pessoa Barros
    Maria Amélia Bernardo
    Rosângela Cavalcante de oliveira
    2º período Pedagogia manhã

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  4. Curso: Pedagogia Período: 1° Diurno
    Disciplina: Libras Professora: Claudete Zilma

    Graduandos: Jessica Santos,Ana Cristina,Márcia Vasconcelos, Edivania Leite,Aliny Marques

    Pré-projeto: “Revelando a identidade dos surdos”
    Introdução:

    Considerando a importância do surdo na sociedade, como um ser produtivo e participante. Queremos abordar a história de grandes pessoas que tiveram esta deficiência, mas não á colocaram como barreira para se chegar longe. Queremos despertar nas pessoas o gosto pelo saber da história deles propiciando um conhecimento aos ouvintes.

    Justificativa:

    Este tema surgiu a parti de conhecer história de famosos surdos que muitos de nós não sabemos de sua identidade como: Thomas Edison, Gastão de Orléans, Lou Ferrigno, Beethoven (Tornou-se surdo aos 27 anos, porém conseguiu compor sua quinta sinfonia tornando um marco na música clássica).

    Metodologias e Procedimentos

    a) Metodologia

    Esse pré-projeto tem como objetivo revelar a identidade de surdos que marcaram a sociedade e de mostrar que eles são capazes de grandes realizações. Mostrando as pessoas as suas trajetórias de vida e revelando a identidade de muitos famosos que foram surdos e nós não sabíamos, mostrando assim o seu valor.

    b) Procedimento

    Temos em mente então desenvolver este projeto, revelando a identidade destes surdos famosos nas escolas através de palestras com cartazes e vídeos que mostrem a história de vida deles e como eles influenciaram em nossa sociedade.



    Referencias Teóricas

    Partindo do conhecimento de que o povo surdo não são obrigados a serem normais e que ser surdo é ser humano e que devemos vê-los como tal, assim nosso objetivo é mostrar as pessoas que eles também são capazes de viver suas vidas com muito progresso dentro das sociedade.Não os tratando como doentes e incapazes mas buscando conhecê-los e se interessar por sua linguagem para se relacionar com eles e tratá-los da maneira que todo ser humano deve ser tratado, com respeito.

    Bibliografia

    Autor (a): Ranice Muller de Quadros e Gladis Perlin
    Livro: Estudo dos surdos II
    Editora: Arara Azul – Petrópolis, RJ 2007

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